sábado, 25 de setembro de 2010

Nova série de 39 Clues


O site Publishers Weekly publicou um artigo sobre a segunda série de 39 Clues que está por vir. Leia o artigo traduzido:
David Baldacci na Lista de Autores da Segunda Onda de 39 Clues
David Baldacci
A poderosa família Cahill será posta contra uma trama implacável na continuação da série da Scholastic, 39 Clues. A nova série, ‘The 39 Clues: Cahills vs. Vespers (Os Cahill vs. As Vésperas), será lançada no quarto mês de 2011, começando por Vespers Rising (Nascem as Vésperas) por Rick Riordan, Peter Lerangis, Gordon Korman e Jude Watson, e será encerrada em março de 2013 pelo sétimo livro escrito pelo autor do romance Poder Absoluto, David Baldacci.  Foi anunciado que Vespers Rising terá na primeira impressão 500.000 exemplares.
Continuando o conceito multiplataforma, a segunda parte da série terá cards colecionáveis e um jogo online que irá incluir recursos avançados e interativos no site da série. The 39 Clues tem, obviamente, tido muita sorte com jovens: existem mais de 8,5 milhões de cópias impressas da série de 10 livros. E foi licenciada para publicação em 24 línguas e possui 1,2 milhões de registros no site até agora.
Questionado sobre o que o incentivou a escrever a parte dois, David Levithan, v-p e diretor editorial da Scholastic Press e publicador multimídia, deu uma resposta simples: “As crianças queriam iso”. Ele nota que o 10º livro, Into The Gauntlet [em tradução livre, Dentro da Luva] de Margaret Peterson Haddix, lançado em agosto, “foi nosso melhor lançamento até agora. E quando este livro foi publicado, o primeiro livro, o Labirinto dos Ossos de Rick Riordan, ainda estava na lista infantil dos 10 mais vendidos da BookScan. The 39 Clues engajou leitores e jogadores e criou um mundo que as crianças não querem largar e que novas crianças descobrem todo o tempo.”
Rachel Griffiths, editora sênior da Scholastic Press e editora de 39 Clues, diz que a versão 2.0 emerge os leitores na ação da série ainda mais extensivamente do que antes. ”Nós criamos uma comunidade online enorme e nós temos podido interagir com crianças e aprender muito com elas”, ela diz. A Scholastic planeja desenvolver  um quadro de mensagens moderado onde crianças do mundo todo podem interagir e dividir suas teorias. “E dessa vez,” Griffiths acrescenta, “as crianças tem um papel maior na história. Elas vão poder trabalhar com os personagens no livro para resolver o mistério central da história.”
Além dos autores de Vespers Rising (três dos quais - Korman, Watson e Lerangis – vão contribuir com uma seqüência cada um), a veterana de 39 Clues Linda Sue Park e Roland Smith, um recém-chegado à série, fazem parte do grupo de autores da nova série. Baldacci, cujos livros para adultos incluem as séries Camel Club and The King [em tradução livre, Clube Camelo e o Rei] e Maxwell, foi uma popular escolha da casa para escrever o fim da série, diz Griffiths. “Nós somos grandes fãs do David aqui”, ela comenta. “Nós sabíamos que ele faria um ótimo trabalho em uma aventura de ação para crianças e pensamos que tê-lo escrevendo o último romance seria a maneira perfeita para ele fazer parte desta série.”
Baldacci diz que ficou feliz em entrar para o time. “Eu nunca pensei que receberia uma proposta como esta e isso é um elogio para mim”, diz o autor, que recebeu o pedido da Scholastic no meio das férias de verão com seus filhos adolescentes. “Eles são um pouco mais velhos do que o público-alvo, mas eles leram alguns livros de 39 Clues e acharam legal que eu fosse fazer parte disso.”
O autor leu os romances de 39 Clues existentes e está ansioso para ler as novas contribuições antes de dar a sua própria. Tendo o desafio de entrar numa série com uma história já estabelecida, Baldacci diz: “tenho que ter certeza de que esteja no mesmo nível dos demais e que amarre todas as pontas juntas. Estou bem ao final, então eu não posso realmente estragar nada, posso?”
Outro desafio que ele enfrenta é o de escrever para uma audiência diferente do que a de leitores de suas populares novelas adultas. “Escrever para crianças é um processo ligeiramente diferente.”, ele diz. “Mas em 39 Clues há um certo suspense no nível de violência e desordem, então eu não tenho que suavizar tanto assim. Há corpos e outras coisas ruins, com as quais eu estou excitado! Ainda assim, é uma estréia para mim. São essas mudanças na vida que fazem com que ela valha a pena.”

Um comentário:

  1. Não sei quanto a vocês. mas estou ansioso para conhecer a nova série!!

    ResponderExcluir