segunda-feira, 31 de maio de 2010

(ENTREVISTA) Rick Riordan na NPR



Ontem foi publicada na National Public Radio uma entrevista inédita com Rick Riordan. Ele conta como surgiu sua ideia de escrever The Kane Chronicles e também como JK Rowling ajudou a revolucionar o mundo de leitura dos jovem-adultos:
“Se você é uma pessoa de idade entre 8 à 14 anos, você provavelmente já ouviu falar de O Ladrão de Raios ou outro livro da série de fantasia jovem-adulta Percy Jackson, de Rick  Riordan.
Essa série, que é sobre um garoto comum que descobre que é metade deus grego, terminou após cinco livros no último ano. Mas Riordan não descansou, apesar de tudo. Ele publicou o primeiro livro da série The Kane Chronicles, uma nova série inspirada na mitologia egípcia.
Esse primeiro livro, The Red Pyramid, conta sobre dois irmãos, Carter (14) e Sadie Kane (12), que descobrem que estão relacionados com deuses egípcios. Riordan diz à Rebecca Roberts da NPR que teve a ideia dada pelos seus leitores.
‘Uma coisa que eu aprendi é que você tem que ouvir as crianças’, diz Riordan, cujos filhos são seus primeiros editores. ‘Como eu percorri o país divulgando Percy Jackson, jovens leitores me disseram: “Por que você não faz alguma coisa sobre o Egito?”. Como ex-professor, eu sabia que era mesmo um assunto de grande interesse. Assim, depois de refletir sobre isso por alguns anos, eu pensei que seria maravilhoso se eu levasse os velhos mitos que não são tão bem conhecidos, como os mitos gregos, até a atualidade, com coisas tipo Percy Jackson.’
Como Percy, Carter e Sadie estão lidando com sérios problemas do mundo real e da fantasia: Eles são birraciais, órfãos, e recentemente fizeram essa descoberta surpreendente sobre seus patrimônios. Riordan diz que isso é uma experiência para crianças se identificarem – exceto talvez pela parte de ser semideus.
‘Eu vejo isso toda hora,’ ele diz. ‘as crianças estão lutando com suas identidades, estão lutando com a forma pela qual se encaixam em seus pares. Eles estão lutando com a forma pelo qual eles se encaixam em suas famílias, e em relação com o que seus pais são.’
Riordan diz acreditar que colocar questões de uma criança normal em um contexto fantasia ressoa para os jovens leitores. É um fenômeno que não seria verdadeiramente apreciado até JK Rowling explodir na cena – um evento que mudou o mundo da literatura jovem-adulta e deu crédito à Riordan.
‘Harry Potter abriu tantas portas para a literatura jovem-adulta’, diz ele. ‘Isso realmente convenceu as editoras de que escrever para crianças era uma proposta viável. E isso também convenceu muitas pessoas que as crianças vão ler, se nós lhe dermos os livros que eles se preocupam e amam.’
As editoras jovem-adultas mais desenvolvidas fazem uma melhor seleção de literatura para jovens-adultos – como Riordan disse, é importante quando encorajamos as crianças a lerem.
‘Cada crianças é diferente’, diz ele. ‘Eu acho que é importante que não recomendemos um ou dois livros para todas as crianças – mas que forneçamos os livros para cada criança individualmente.’
Ainda, Riordan não se preocupa sobre o estado das crianças e livros nestes dias.
“Eu acho que as crianças amam ler, e eles vão dedicar tempo à isso e pôr os livros certos nas suas mãos,’ ele diz. ‘E eu espero que continue tendo a chance de ser uma das pessoas que escrevem para elas.’”

Nenhum comentário:

Postar um comentário