segunda-feira, 31 de maio de 2010

(ENTREVISTA) Rick Riordan no Dallas News



Abaixo está a tradução da entrevista que Rick Riordan deu para o Dallas News, que foi citada em um dos posts Na Estrada.
Criador de Percy Jackson: crianças precisam de tempo pra ler
Nossa casa está cheia de livros. Não há uma sala que não tenha pelo menos uma pilha embaralhada em constante crescimento. No topo de muitas dessas pilhas está o autor favorito de meu filho, Rick Riordan.
O pai e professor veterano de San Antonio criou a série imensamente popular Percy Jackson, com os heroísmos de um adolescente filho de Poseidon e seus amigos semi-deuses. Riordan tambem criou the Kane Chronicles, uma trilogia de romances inspirada no antigo Egito, começando com The Red Pyramid (lançado semana passada).
Riordan está voltando para Dallas pela primeira vez em anos hoje para autografar cópias dos seus livros. Eu conversei com ele por telefone por alguns minutos essa semana antes de sua apresentação em Chicago. Trechos estão abaixo.
De todos os livros que você escreveu, qual é o seu favorito? Você tem um personagem favorito?
É difícil dizer, é como dizer que você tem um filho favorito. É difícil escolher um. Gosto muito de The Pyramid Red e The Lost Hero (parte da nova série Heroes of Olympus, que será lançado 12 de outubro).
Em The Red Pyramid, eu sou fã de Bast, a deusa dos gatos, e na série Percy Jackson, o ciclope Tyson. Ele é apenas engraçado.
Seus livros inspiram crianças a aprender mais sobre mitologia e outros assuntos. Isso era parte do seu plano ao continuar escrevendo livros?
É uma extensão dos meus anos de professor. Se voce fizer as crianças se divertirem e ficarem animadas, se espera que elas nem vão estar percebendo que estão aprendendo. Se você fazer da leitura uma coisa divertida, é um tipo subersivo de ensino.
Numa época em que testes de desempenho padronizados são tão importantes, quando crianças são recompensadas por preencher o espaço certo, que sugestões você tem para pais que querem encorajar e recompensar bem a criatividade?
Eu sei que isso é uma coisa que deixa professores e pais frustrados. Tentando dissolver a educação para A, B, C, D ou E realmente é um prejuízo enorme para os nossos filhos. O mais importante que podemos fazer é ter certeza de que estamos proporcionando um tempo de leitura certo em casa. Precisamos de um modelo de leitura.
Muitas famílias, incluindo a minha, tem uma hora de leitura. Todos nós passamos uma hora do dia lendo. Essa é a expectativa da família. É apenas um grande presente.
Como você arruma tempo numa família ocupada para todo mundo ler uma hora por dia?
Nós fazemos disso uma prioridade. Nós nos certificamos de que eles não estão sobrecarregados com atividades extra-curriculares. Crianças são muito estruturadas hoje em dia. Eles não tem o tempo livre que tiveram antes para resolver problemas e serem criativos.
Você tem falado e escrito muitas vezes sobre os desafios da aprendizagem do seu filho mais velho, e seu personagem Percy Jackson tem TDAH e dislexia. Que conselho e encorajamento você daria aos pais e crianças com dificuldades de aprendizagem?
Para nós, com a dislexia e o TDAH de Haley, descobrir o que estava acontecendo foi metade da batalha. É, realmente, o modo como ele está conectado. Uma vez que voce entende isso, você acha táticas que funcionam com a classe.
Agora ele é um grande leitor. Ele está escrevendo os próprios livros.
Sempre há esperança. Eu acho que é importante para os pais se lembrarem que crianças com diferenças de aprendizagem tendem a crescer com uma criatividade incrível porque eles tem que ser assim.
Tradução: Raíssa Galvão
Fonte: Dallas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário